Ventosaterapia: O tratamento com ventosas é uma técnica utilizada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que envolve a aplicação de um tipo de cúpula de vidro ou plástico na superfície da pele. O vácuo criado dentro da cúpula suga a pele e o tecido para dentro dela, criando uma pressão negativa na área que está sendo tratada.
Esta pressão negativa tem como objetivo estimular o fluxo de energia, o chamado “Qi”, e de sangue (chamado “Xue”) nos canais de energia do corpo, desbloqueando e descongestionando as áreas de aplicação.
O tratamento com ventosas começa com uma cuidadosa anamnese e exame físico, onde o médico entenderá quais padrões de deficiências que o paciente apresenta, que estão originando seus sintomas. Com base nessa avaliação, ele selecionará quais pontos que serão tratados. A cúpula é alocada e utiliza-se um dispositivo de sucção para criar o vácuo. A cúpula é então deixada nas regiões selecionadas por alguns minutos, durante os quais o paciente pode sentir uma sensação de pressão, de calor ou até mesmo de formigamento.
O tratamento com ventosas pode ser usado para tratar uma variedade de condições, incluindo dores musculares, dores de cabeça, doenças respiratórias dentre outras, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo a inflamação.
Além das ventosas fixas acima descritas, a terapia também pode envolver a técnica chamada ventosa deslizante, na qual a cúpula é movida suavemente sobre a pele do dorso para criar um efeito de massagem, proporcionando grande bem-estar e relaxamento.
É importante lembrar que o tratamento com ventosas deve ser realizado por médico especializado em Acupuntura médica, e que é importante discutir quaisquer condições médicas pré-existentes com o profissional antes de iniciar o tratamento.
A ventosaterapia oferece diversos benefícios entre os principais estão:
É importante destacar que a ventosa terapia não substitui o tratamento médico convencional. Sempre consulte médico qualificado para obter um diagnóstico adequado e orientações específicas para suas necessidades individuais.